DIMENSÃO: 03 – ENSINO APRENDIZAGEM
PRIORIDADE: articular saberes
necessários no processo de como o sujeito aprende e qual a melhor maneira de
ensinar.
META: Promover a experiência que envolve ensinar
e aprender integrando os dois sujeitos que assumem simultaneamente os papéis de
mestre e aprendiz, sendo assim, por excelência, desafiando questões do passado e do futuro no momento
presente.
O
que fazer? - 3.4.1 – Elaborar projetos mais voltados à leitura e escrita.
Projeto Folclore
Relatório
O presente
relatório visa descrever as atividades desenvolvidas na escola Municipal Rômulo
Galvão.
O projeto teve
inicio por meio das leituras de algumas lendas folclóricas e mitos, os alunos
se entusiasmaram e começaram a pesquisar mitos, lendas e personagens. Depois
partimos para a pesquisa centralizada onde cada aluno escolheu seu personagem, onde
ele colocava a característica do personagem local do acontecimento e
região.
Depois dos alunos
já terem lido bastante sobre os personagens foi explicado o que significava o
termo folclore e a sua importância nos dias de hoje. Qual a importância de
passar essas crenças com significado de
saber tradicional de um povo.
Assim, o projeto
finalizou com a culminância onde os alunos mostraram os seus trabalhos prontos,
em forma de exposição do seu cartaz, musica, parlenda, adivinhas, trava-língua,
brincadeiras de roda, brincadeiras folclóricas, comidas típicas, alem da
merenda normal ( sonho com suco) enquanto
asistiam o filme “ o minotauro” sitio do Picapau amarelo.
Os educadores sabem
o quanto é difícil trabalhar projetos na sala de aula, mas com certeza o
trabalho com projetos é excelente e com cada tema um viver diferente, um conhecimento
diferente e um aprendizado diferente. Só temos a agradecer as pessoas que ajudaram
na conclusão do projeto, pois envolvemos desde a merendeira da escola, a
zeladora, professores, coordenadora e diretora.
Projeto folclore
JUSTIFICATIVA
Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Como agosto é o mês do Folclore, todos os professores irão trabalhar com os alunos as lendas e mitos da cultura popular brasileira, festas populares, festividades e comemorações, jogos, brincadeiras e outros. Expressar tradições culturais, conhecimentos, lendas, crenças populares, contos e cantigas roda. Assim é a melhor maneira de evidenciar o folclore para a garotada e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.
Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Como agosto é o mês do Folclore, todos os professores irão trabalhar com os alunos as lendas e mitos da cultura popular brasileira, festas populares, festividades e comemorações, jogos, brincadeiras e outros. Expressar tradições culturais, conhecimentos, lendas, crenças populares, contos e cantigas roda. Assim é a melhor maneira de evidenciar o folclore para a garotada e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.
Objetivos
Resgatar, vivenciar e valorizar as
manifestações da cultura popular brasileira: conhecer a importância do folclore
para as crianças e comunidade.
Metodologia
As atividades serão desenvolvidas de forma
individual e no coletivo com a interação professor e aluno em sala de aula. Os
alunos pesquisarão as manifestações da cultura popular brasileira analisando
cada uma delas. Os mesmos ainda criarão cartazes com os personagens,ilustração
de textos,adivinhas,parlendas,provérbios,lendas mitos, contos , atividades de
interpretação de lendas e mitos,exposição de trabalhos todos esses trabalhos em
sala e alguns como pesquisa extra classe referente ao tema.
Atividades desenvolvidas
O
que é folclore;
Quais
as cantigas do nosso folclore;
Como
são os personagens do nosso folclore;
Quais
as brincadeiras que conhecemos do nosso folclore.
Pesquisa
de lenda, parlenda e mitos.
Recortes
Interpretação
de texto
Caça
palavras
Jogo
do sete erro
Leitura
Produção
de textos
Brincadeiras
Danças
Textos
e poesias;
Musicas;
Cruzadinhas;
Adivinhas;
Provérbios;
Atividades
matemáticas;
Pesquisa;
Jogos
e brincadeiras;
Cartazes;
Culminância
Assim, o projeto
finalizou com a apresentação
dos trabalhos confeccionados através de exposição e visitação pelas demais
turmas. Os alunos mostraram os seus trabalhos
prontos, em forma de exposição do seu cartaz, musica, parlenda, adivinhas,
trava-língua, brincadeiras de roda, brincadeiras folclóricas, comidas típicas,
alem da merenda normal ( sonho com suco)
enquanto asistiam o filme “ o minotauro” sitio do Picapau amarelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe conosco. Deixe aqui seu comentário