quarta-feira, 4 de abril de 2012

Projeto Folclore 2011


DIMENSÃO: 03 – ENSINO APRENDIZAGEM
PRIORIDADE: articular saberes necessários no processo de como o sujeito aprende e qual a melhor maneira de ensinar.
META: Promover a experiência que envolve ensinar e aprender integrando os dois sujeitos que assumem simultaneamente os papéis de mestre e aprendiz, sendo assim, por excelência, desafiando questões do passado e do futuro no momento presente.
 O que fazer? - 3.4.1 – Elaborar projetos mais voltados à leitura e escrita.



Projeto Folclore
Relatório
O presente relatório visa descrever as atividades desenvolvidas na escola Municipal Rômulo Galvão.
O projeto teve inicio por meio das leituras de algumas lendas folclóricas e mitos, os alunos se entusiasmaram e começaram a pesquisar mitos, lendas e personagens. Depois partimos para a pesquisa centralizada onde cada aluno escolheu seu personagem, onde ele colocava a característica do personagem local do acontecimento e região. 
Depois dos alunos já terem lido bastante sobre os personagens foi explicado o que significava o termo folclore e a sua importância nos dias de hoje. Qual a importância de passar essas crenças com significado de saber tradicional de um povo.
Assim, o projeto finalizou com a culminância onde os alunos mostraram os seus trabalhos prontos, em forma de exposição do seu cartaz, musica, parlenda, adivinhas, trava-língua, brincadeiras de roda, brincadeiras folclóricas, comidas típicas, alem da merenda normal ( sonho com suco) enquanto asistiam o filme “ o minotauro” sitio do Picapau amarelo.
Os educadores sabem o quanto é difícil trabalhar projetos na sala de aula, mas com certeza o trabalho com projetos é excelente e com cada tema um viver diferente, um conhecimento diferente e um aprendizado diferente. Só temos a agradecer as pessoas que ajudaram na conclusão do projeto, pois envolvemos desde a merendeira da escola, a zeladora, professores, coordenadora e diretora.





Projeto folclore
 JUSTIFICATIVA

Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Como agosto é o mês do Folclore, todos os professores irão trabalhar com os alunos as lendas e mitos da cultura popular brasileira, festas populares, festividades e comemorações, jogos, brincadeiras e outros. Expressar tradições culturais, conhecimentos, lendas, crenças populares, contos e cantigas roda. Assim é a melhor maneira de evidenciar o folclore para a garotada e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.
  Objetivos
 Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira: conhecer a importância do folclore para as crianças e comunidade.
 Metodologia
 As atividades serão desenvolvidas de forma individual e no coletivo com a interação professor e aluno em sala de aula. Os alunos pesquisarão as manifestações da cultura popular brasileira analisando cada uma delas. Os mesmos ainda criarão cartazes com os personagens,ilustração de textos,adivinhas,parlendas,provérbios,lendas mitos, contos , atividades de interpretação de lendas e mitos,exposição de trabalhos todos esses trabalhos em sala e alguns como pesquisa extra classe referente ao tema.
 Atividades desenvolvidas
 

O que é folclore;
Quais as cantigas do nosso folclore;
Como são os personagens do nosso folclore;
Quais as brincadeiras que conhecemos do nosso folclore.
Pesquisa de lenda, parlenda e mitos.
Recortes
Interpretação de texto
Caça palavras
Jogo do sete erro
Leitura
Produção de textos
Brincadeiras
Danças
Textos e poesias;
Musicas;
Cruzadinhas;
Adivinhas;
Provérbios;
Atividades matemáticas;
Pesquisa;
Jogos e brincadeiras;
Cartazes;

                                                    
Culminância

Assim, o projeto finalizou com a apresentação dos trabalhos confeccionados através de exposição e visitação pelas demais turmas. Os alunos mostraram os seus trabalhos prontos, em forma de exposição do seu cartaz, musica, parlenda, adivinhas, trava-língua, brincadeiras de roda, brincadeiras folclóricas, comidas típicas, alem da merenda normal ( sonho com suco) enquanto asistiam o filme “ o minotauro” sitio do Picapau amarelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco. Deixe aqui seu comentário