DIMENSÃO:
01 - AMBIENTE EDUCATIVO
PRIORIDADE:
Levar
o conhecimento a todos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
META:
Conhecer
os direitos e deveres contidos no ECA.
Estatuto da Criança e do Adolescente
Relatório
Às 08h30min do dia 17 de fevereiro de
2011, reuniram-se os professores, alunos e a assistente pedagógica – Nádja
Rodrigues de Souza, na biblioteca da Escola Municipal Rômulo Galvão para
realização da Ação-Dimensão I – Ambiente Educativo.
Prioridade - Levar o conhecimento a todos
sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. O seu imenso desafio é chegar às
escolas de Ensino Fundamental de todo o País, passando a integrar de forma
efetiva os conteúdos escolares ministrados a mais de 30 milhões de estudantes
brasileiros. Uma lei aprovada no ano passado alterou a Lei de Diretrizes e
Bases da Educação (LDB), determinando a inclusão obrigatória, no currículo do
Ensino Fundamental, de conteúdos que tratem dos direitos das crianças e
adolescentes, tendo o ECA como diretriz.
A idéia não é criar uma nova
disciplina, e sim trabalhar a questão nas disciplinas que já existem, tornando
o Estatuto presente no dia-a-dia da escola. Foi apontado pelos professores um
dos problemas existente no relacionamento entre alunos: discriminação por parte
dos mesmos.
As ações previstas no
plano de Divulgação do ECA, são: divulgar e fazer acontecer o que propõe o
mesmo seguindo cada etapa, a saber:
-Apresentação
do Plano de ação do ECA ao professores
para apreciação,analise,inserção de idéias e sugestões;
-Buscar
parcerias junto ao Conselho Tutelar, para conseguir exemplares do ECA, para apoiar o trabalho dos professores,além
da participação do Conselho na divulgação do mesmo;
-Formar
grupos de estudo e seminários com os professores, visando a compreensão e
aplicabilidade do ECA;
-Divulgar
os princípios preconizados no Eca através de cartazes que serão fixados nos
murais da escola;
-Buscar
Parceria junto ao Ministério Público, para disponibilizar um profissional para
ministrar uma palestra sobre os princípios preconizados pelo
ECA para a comunidade interna e externa;
-Garantir
a inserção do ECA ao planejamento dos
professores;
-Organizar
oficinas, para trabalhar o ECA com os pais.
Para resolução do problema, uma das
estratégias iniciais foi à exibição do filme infantil que trata dos seguintes
temas: Rejeição às diferenças; discriminação racial e social; preconceito;
apoio; estímulo e autoconfiança; superação e respeito às diferenças. Após a
exibição do filme, seguiram-se as discussões e reflexões pelos professores
acerca da postura dos alunos em suas classes. Tendo em vista que o
desenvolvimento da Ação contemplou e acolheu todo o alunado nos dois turnos,
foram encerradas as atividades do dia às 17h00min.
Umburanas - Ba,17 de
fevereiro de 2011.
Para Conferir:
Plano de
Divulgação do ECA
Caracterização da Instituição
Etapa I
A
Escola Municipal Rômulo Galvão, está localizada à Praça Jeovando Lopes de
Almeida,nº 148.
A
referida escola possui oito (08) salas de aula, funcionando nos turnos
matutino, vespertino e noturno, obedecendo às seguintes distribuições:
Série
|
Matutino
|
Vespertino
|
Noturno
|
1º Ano
|
28
|
29
|
-
|
2º Ano
|
16
|
16
|
-
|
3ª
|
44
|
55
|
-
|
4ª
|
34
|
25
|
-
|
Total
|
122
|
125
|
-
|
Além,
das salas de aula, a escola dispõe ainda de uma biblioteca do aluno e uma mini
biblioteca para os professores, uma diretoria, uma secretaria, sala dos
professores, três sanitários (sendo dois deles destinados aos alunos e um para
os funcionários), uma cantina, almoxarifado, a qual necessita de uma reforma
para melhor atender a demanda da escola.
As
salas são arejadas (com exceção de duas), espaçosas, conservadas e iluminadas e
nenhuma delas reflete a luminosidade no quadro de giz, fator importante a ser
observado, pois o reflexo da luz prejudica a visão dos alunos.
Os
professores dispõem de recursos didáticos como: retro-projetor, vídeo, som,
quadro branco, data show, TV, DVD, tela de projeção de slide e outros.
É
notável a atuação dos vinte e dois professores, sendo que dois deles possuem
licenciatura específica e os demais estão especializando – se diversas áreas de
conhecimento. A equipe administrativa é composta pelo diretor, dois vices-
diretores, um secretário, um assistente pedagógico, um digitador e seis agentes
administrativos (equipe de apoio). É uma escola considerada de médio porte,
referente a quantidade de alunos que possui.Estes,por sua vez,oriundos de
famílias de baixo poder aquisitivo,alguns ainda residem em localidades vizinhas
e utilizam transporte escolar. Ressaltamos
ainda que as informações estão coerentes com o que foi exposto no Projeto
Política Pedagógico e PDE da escola.
Perceber,
no entanto, que ainda falta o apoio de uma especialista (pedagogo) que atenda a
necessidade dos alunos especiais e indisciplinados, para que aja uma inclusão
social garantida.
Plano
de Divulgação do ECA
Etapa
II
Objetivo
Geral:
v
Identificar
os direitos da criança e do adolescente dentro dos princípios preconizados pelo
ECA.
v
Propor
um plano de divulgação do ECA na escola e entre as famílias,visando garantir os
direitos da criança e do adolescente e prevenir eventuais abusos.
Objetivos
Específicos:
v Mobilizar
alunos, pais e comunidades interna e externa para conhecer o Estatuto da
Criança e do Adolescente.
v Desenvolver
um cronograma de trabalho para atender todos os segmentos envolvidos no estudo
do ECA.
v Propor
grupos de estudo com os professores para
que eles sejam multiplicadores do trabalho de compreensão e aplicação do ECA.
v Envolver
os alunos, pais e comunidade interna e externa no estudo do ECA,visando á
compreensão dos direitos da criança e do adolescente.
v Planejar
ações da escola que possibilitem a
convivência democrática,o respeito aos direitos da criança e do adolescente por
todos os envolvidos no processo.
v Garantir
o cumprimento do ECA pelo pais,os próprios alunos e toda a comunidade escolar.
Plano de Divulgação do ECA
Etapa
III
Ação
|
Resultado Esperado
|
Dificuldades Encontradas
|
Apresentação do Plano de ação do
ECA ao professores para
apreciação,analise,inserção de idéias e sugestões
|
Aceitação do Plano
|
Disponibilidade do material (ECA)
|
Buscar
parcerias junto ao Conselho Tutelar, para conseguir exemplares do ECA, para apoiar o trabalho dos professores,além
da participação do Conselho na divulgação do mesmo.
|
Parceria efetivada e material
adquirido
|
Numero de exemplares do ECA disponível
|
Formar grupos de estudo e seminários
com os professores, visando a compreensão e aplicabilidade do ECA.
|
Grupo de estudo garantido
|
Resistência por parte de alguns
professores
|
Divulgar os princípios preconizados no
Eca através de cartazes que serão fixados nos murais da escola.
|
Divulgação realizada
|
Não houve
|
Buscar Parceria junto ao Ministério
Público, para disponibilizar um profissional para ministrar uma palestra
sobre os princípios preconizados
pelo ECA para a comunidade
interna e externa.
|
Profissional
Disponível
|
Local apropriado
|
Garantir a inserção do ECA ao planejamento dos professores.
|
Planejamento efetivado
|
Resistência por parte de alguns
professores
|
Organizar oficinas, para trabalhar o
ECA com os pais.
|
Oficinas efetivadas.
|
Disponibilidade de espaço e material
suficiente.
|
Plano de Divulgação do ECA
Etapa
IV
Resultados Esperados:
Aceitação do Plano por parte dos professores;
Envolvimento da comunidade na execução do plano;
Conhecimento sistematizado através do estudo do ECA;
Garantia dos direitos assegurados pelo ECA;
Cumprimento dos deveres dos pais, agentes escolares
e Estado;
Que os alunos possam conhecer e analisar o Estatuto
da Criança e do Adolescente de forma a contribuir na formação de um sujeito
crítico, consciente e apto a lutar para garantir seus direitos.
Plano de Divulgação do ECA
Etapa
V
Discutir
sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, considerado um dos temas de maior
importância na Construção da Convivência Democrática da Escola (visto que o
Regimento Escolar também é fundamental),foi gratificante,principalmente,por se
tratar de um documento que consolida princípios e regras de convivência
democrática dentro e fora da escola.
Inicialmente
procuramos compreender a atividade proposta, logo após, percebemos a
necessidade de uma leitura criteriosa do 4º subtítulo que trás como
tema:Referências essenciais e normas regulares da convivência democrática na
escola.
O
grupo estava bastante concentrado, cada componente procurou contribuir da
melhor forma possível para realização desta atividade, visto que as tarefas
foram distribuídas, garantindo a participação de todos. O redator foi o
primeiro da lista, responsável para anotar as idéias consolidadas em seguida
escolheu as pessoas responsáveis pela leitura do módulo, outros componentes
para fazer a revisão do trabalho e digitação do mesmo. Todos os envolvidos
(diretor, coordenador, secretário e vice – diretor), estavam conscientes de que
o trabalho em grupo exige disciplina, responsabilidade, participação e
consciência em saber falar e saber ouvir no momento certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe conosco. Deixe aqui seu comentário