Escola
Municipal Rômulo Galvão
Praça
Jeovando Lopes de Almeida, 148
Umburanas –
Bahia
CNPJ
01.929.492--67
Fone:
(74) 3528-13100001
AÇÕES DO
PDE
2011
Para Conferir:
DIMENSÃO:
01 - AMBIENTE EDUCATIVO
PRIORIDADE:
Levar
o conhecimento a todos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
META:
Conhecer
os direitos e deveres contidos no ECA.
Dimensão 01
|
Indicador
|
Problemas
|
O que fazer ?
|
Responsáveis
|
Prazo
|
Ambiente educativo
|
1.1 -
Apresentar o Estatuto da Criança e do Adolescente pela comunidade escolar
interna e externa
|
Falta de conhecimento sobre O Estatuto da
Criança e do Adolescente pela comunidade escolar interna e externa
|
Promover uma reunião com
pais e comunidade com palestra sobre o ECA.
|
Direção e coordenação
pedagógica
|
Período da I Unidade
(Março)
|
|
|
|
Elaborar slides e material
de apoio para palestra.
|
Conselho tutelar e Assistente pedagógica
|
|
|
|
|
Elaboração de murais com
informações sobre o ECA.
|
Assistente pedagógica
|
|
|
|
|
Exposição dos murais na
escola com acesso a todos
|
Assistente pedagógica
|
|
|
|
|
Apresentar vídeo infantil
sobre o ECA para os alunos
|
Professores
|
|
Ambiente educativo
|
1.2-
Acabar com qualquer tipo de discriminação existente entre os alunos na
escola.
|
Discriminação por parte dos
alunos
|
Apresentar um vídeo aos
alunos mostrando as diferenças sociais, raciais e físicas entre as pessoas e
a importância de respeitá-las.
|
Assistente pedagógica e
professores
|
1ª semana de aula
|
|
|
|
Elaboração de atividades em
sala de aula que promovam a interação entre os alunos.
|
Professores
|
DIMENSÃO:
02 – PRÁTICA PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO
PRIORIDADE:
Usar o PPP como
reflexo da educação que ele valoriza.
META:
Conhecer o Projeto Político Pedagógico
Dimensão 02
|
Indicador
|
Problemas
|
O que fazer ?
|
Responsáveis
|
Prazo
|
2- Prática Pedagógica e
Avaliação.
|
|
2.1 – O Projeto político
Pedagógico não é do conhecimento da comunidade interna e externa.
|
2.1.1 – Promover reunião
com toda comunidade escolar (interno e externo) para apresentação do PPP.
|
Direção Escolar
|
|
|
|
2.2 – Os professores nem
sempre utilizam os recursos pedagógicos
|
2.2.1 – Ensinar os
professores a utilizar os recursos pedagógicos.
|
Assistente Pedagógico
|
|
DIMENSÃO:
03 – ENSINO APRENDIZAGEM
PRIORIDADE:
Articular saberes necessários no processo de como o sujeito aprende e qual a
melhor maneira de ensinar.
META:
Promover
a experiência que envolve ensinar
e aprender integrando os dois sujeitos que assumem simultaneamente os papéis de
mestre e aprendiz, sendo assim, por excelência, desafiando questões
do passado e do futuro no momento presente.
Dimensão 03
|
Indicador
|
Problemas
|
O que fazer ?
|
Responsáveis
|
Prazo
|
3- Ensino e Aprendizagem
|
|
3.1 – Nem sempre os pais
comparecem as reuniões realizadas pela escola
|
3.1.1 – Criar oficinas para
atrair a presença dos pais na escola.
|
Secretaria de educação,
assistentes pedagógicos, direção escolar e professores.
|
|
|
|
3.2 Nem sempre os alunos do
2º e 3º ano/série garantem o domínio básico da leitura e da escrita.
|
3.2.1 – reformular o
planejamento e metodologias de ensino.
|
Assistente pedagógico e
professores
|
No decorrer do ano letivo
|
|
|
3.3 – Desmotivação dos
alunos
|
3.3.1 – Utilizar métodos de
ensino dinâmicos em sala de aula
|
Assistente pedagógico e
professor
|
Durante todo o ano letivo
|
|
|
3.4 – Nem sempre os alunos
participam de projeto ou atividades que possam conhecer diferentes tipos de
textos e linguagens
|
3.4.1 – Elaborar projetos
mais voltados à leitura e escrita.
|
Assistente Pedagógico e
professores.
|
Durante todo ano letivo
|
|
|
3.5 – Falta de capacitação
para a bibliotecária
|
3.5.1 – Promover cursos de
capacitação para bibliotecária que incentivem seu desempenho na escola.
|
Secretaria de educação
|
|
|
|
3.6 – Nem sempre os
professores planejam e executam ações para auxiliar os alunos que apresentam
dificuldade na leitura e escrita.
|
3.6.1 – Rever o
planejamento e voltar às metodologias para leitura e escrita.
|
Assistente pedagógico e
professores.
|
Durante todo ano letivo
|
DIMENSÃO:
04 – GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
PRIORIDADE:
Definir as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica
obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educação.
META:
Enfatizar a democracia na escola vinculada à percepção de democratização da
sociedade.
Dimensão 04
|
Indicador
|
Problemas
|
O que fazer ?
|
Responsáveis
|
Prazo
|
4- Gestão escolar
democrática
|
|
4.1 – Prestação de contas
orçamentais não conhecida por toda comunidade
|
4.1.1 – Expor em murais o
orçamento da escola em acesso livre à comunidade escolar
|
Direção escolar
|
|
|
|
4.2 – Inexistência do
Conselho escolar
|
4.2.2
– Criar a comissão para organizar juntamente com a direção da escola as
eleições para a formação do conselho escolar.
|
-Representante
dos Conselhos Escolares do Município
-Direção escolar e
-Comissão formada.
|
No decorrer do ano letivo
|
DIMENSÃO:
05 – FORMAÇÃO E CONDIÇÃO DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA
PRIORIDADE:
Melhoria das condições de trabalho do profissional da educação, propiciando aos
mesmos recursos materiais e humanos para desenvolver sua ação educativa;
META:
cursos de capacitações a todos os professores que estão em atuação em sala de
aula.
Dimensão 05
|
Indicador
|
Problemas
|
O que fazer ?
|
Responsáveis
|
Prazo
|
5- Formação e condições de
trabalho dos profissionais da escolar
|
|
5.1 – A Secretaria nem
sempre oferece cursos de formação pra professores e demais funcionários da
escola
|
5.1.1 – Oferecer cursos de
capacitações a todos os professores que estão em atuação em sala de aula.
|
Secretaria de Educação
|
|
|
|
5.2 – Professores e demais
funcionários da escola não participam .
|
5.2.1 – Oferecer cursos
especiais para professores e demais funcionários da escola
|
Secretaria de educação
|
|
|
|
5.3 – A escola nem sempre
dispõe de profissionais como psicólogos e outros para orientar os alunos
especiais.
|
5.3.1 Dispor de
profissionais como psicólogos que estejam presentes na escola atendendo as
necessidades dos alunos
|
Secretaria de Educação
|
|
DIMENSÃO:
06 – AMBIENTE FÍSICO ESCOLAR
PRIORIDADE: oferecer um lugar acolhedor e
prazeroso para a criança, isto é, um lugar onde as crianças possam brincar
criar e recriar suas brincadeiras sentindo-se assim estimuladas e independentes.
META: Adaptar a escola para o bom uso dos alunos e
comunidade escolar.
Dimensão 06
|
Indicador
|
Problemas
|
O que fazer ?
|
Responsáveis
|
Prazo
|
6- Ambiente físico escolar
|
|
6.1 – Falta de acesso aos
computadores pelos alunos e professores
|
6.1.1 – Construção de
laboratório de informática
|
Secretaria de Educação
|
|
|
|
6.2 – Condições precárias
dos banheiros.
|
6.2.1 – Construção de
banheiros com boas condições e adaptados aos alunos com deficiência.
|
Secretaria de educação
|
|
|
|
6.3 – Inexistência de mesas
para professores
|
6.3.1 – Dispor de mesas
suficientes a todos os professores
|
Secretaria de Educação
|
|
|
|
6.4 – Insuficiência do
espaço para o lazer.
|
6.4.1 – Construir uma área
de lazer com espaço suficiente para a prática de esporte.
|
Secretaria de educação
|
|
|
|
6.5 – Inexistência de vias
para pessoas deficientes
|
6.5.1 – Adaptar a escola
para recebimento de alunos portadores de deficiências
|
Secretaria de educação
|
|
|
|
6.6 – Nem todos os alunos
possuem material escolar básicos.
|
6.6.1 – Dispor de material
escolar suficientes para atender a demanda dos alunos
|
Secretaria de educação
|
|
|
|
6.7 – Insuficiência de
bebedouros.
|
6.7.1 – disponibilizar
bebedouros para professores e alunos.
|
Secretaria de educação
|
|
DIMENSÃO: 07 – ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA
ESCOLA
PRIORIDADE: Igualdade de
acesso e permanência à escola
META: Incentivar os alunos na volta às aulas.
META: Incentivar os alunos na volta às aulas.
Dimensão 07
|
Indicador
|
Problemas
|
O que fazer ?
|
Responsáveis
|
Prazo
|
7- Acesso e permanência dos
alunos na escola
|
|
7.1 – Alto índice de evasão
e abandono dos alunos da Educação de Jovens e Adultos
|
7.1.1 – Formação de uma
comissão para visitas nas casas dos alunos para incentivar na volta às aulas.
|
Assistente Pedagógica da
EJA e Professores da EJA.
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe conosco. Deixe aqui seu comentário