quarta-feira, 4 de abril de 2012

Projeto Brinquedos e Brincadeiras


DIMENSÃO: 03 – ENSINO APRENDIZAGEM
PRIORIDADE: articular saberes necessários no processo de como o sujeito aprende e qual a melhor maneira de ensinar.
META: Promover a experiência que envolve ensinar e aprender integrando os dois sujeitos que assumem simultaneamente os papéis de mestre e aprendiz, sendo assim, por excelência, desafiando questões do passado e do futuro no momento presente.
 O que fazer? - 3.4.1 – Elaborar projetos mais voltados à leitura e escrita.

Projeto: Brinquedos e brincadeiras
do ontem e do hoje
                                                                         Relatório

                 Existem brincadeiras e brinquedos que hoje conhecemos por passar de geração em geração. Possuem várias origens e participaram de várias etapas do desenvolvimento do país. Hoje, essas brincadeiras fazem parte da cultura do nosso povo e parte do folclore brasileiro.
                 Os passatempos, simples em seu feitio, mas bastante intensos e divertidos quando executados, ainda resistem ao tempo em algumas comunidades e com certas crianças. Longe de toda esta modernidade encontrada atualmente, o pé de lata e o pião ainda tem seu espaço, mesmo que pequeno, na infância de algumas pessoas. Se divertir saudavelmente é essencial para o desenvolvimento de qualquer ser humano. Correr, pular, rolar na grama e subir nas árvores são fundamentais para as crianças gastarem a energia que elas têm de sobra. Só assim, quando chegarem à idade adulta terão a certeza de que passaram pela fase mais colorida e divertida da melhor maneira possível.


















Para Conferir:

Escola Municipal Rômulo Galvão
Diretora: Maria Estelita de Souza
Professores (as): Carmelita, Edilúcia, Eliane Cardoso, Eliane Henrique, Eliane Rodrigues, Geane, Ivanete, Ivanilton, Joana, Marileide, Marizete, Nazione, Noraia, Policarpo,
Rosimeire, Salete, Soraia, Sorlange, Valéria, Vanúzia
             e Vera Jatobá                         
             Público Alvo: Alunos de 1º, 2º e 3º ano e 3ª e 4ª séries
             Ensino Fundamental
             Cronograma: Ano letivo de 2011
             Assistente Pedagógica: Nadja Rodrigues de Souza                                                                                  
             Auxiliar de Biblioteca: Maria Elena
            Duração: Durante a III Unidade
                
Projeto: Brinquedos e brincadeiras
do ontem e do hoje

Justificativas

·          Na sociedade atual, a maioria das crianças só brinca de jogos eletrônicos, passa muito tempo em frente à televisão e do computador.
·          As brincadeiras antigas que desenvolviam habilidades motoras e o convívio e respeito pelo outro já quase não tem espaço. As crianças nem mesmo reconhecem mais essas brincadeiras, acham bobas e inúteis ultrapassadas.
·          Ficam horas em frente ao computador tentando mudar de fase do jogo. Aprendendo quase sempre a atuar violentamente tal qual o jogo.
·          Sentem a necessidade e importância de praticar jogos e brincadeiras com as crianças no âmbito escolar e principalmente do pouco espaço físico que dispomos para realização de atividades físicas, jogos e brincadeiras.
·          Optamos por resgatar um pouco da “inocência” e simplicidade que as brincadeiras antigas podem nos proporcionar. Usando como gancho principal para o trabalho pedagógico: leitura e escrita, produção de gêneros textuais variados, entrevistas, cartazes e outros.
·          Por meio de a ludicidade criar um ambiente que possa estimular o conhecimento, o comportamento coletivo, resgatar sua cultura e habilidades motoras.
·          Visando principalmente orientar os alunos nas praticas de leitura e produções orais e escritas, socialização e proporcionar um diálogo compatível entre educando e educador.

Objetivos Gerais
·          Resgatar valores, socializar brincadeiras que eram realizadas no passado, ampliar seu currículo de brincadeiras, conhecendo sua cultura;
·          Incentivar as crianças a brincarem e jogarem nos momentos de recreação.

Objetivos Específicos

·          Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação;
·          Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com outros;
·          Resgatar jogos, canções de roda e brincadeiras de antigamente;
·          Elaborar brincadeiras, confeccionadas;
·          Criar novos combinados para as brincadeiras;
·          Pesquisar as brincadeiras de antigamente;
·          Reconhecer semelhanças e diferenças das brincadeiras de hoje e antigamente;
·          Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.

Conteúdos

·          Leitura e escrita;
·          Interpretação, reescrita textual;
·          Lista de brincadeiras;
·          Produções textuais;
·          Construções de regras;
·          Caça-palavras, cruzadinha;
·          Cantiga de roda, canções, danças de roda;
·          Confecções de material de brinquedos;
·          Entrevista;
·          Brincadeiras utilizadas pelos nossos avós e pais e filhos;
·          Participações de jogos e brincadeiras;
·          Colagem;
·          Texto fatiado e lacunado;
·          Gráficos e tabelas.

Metodologia

·          Pesquisar junto às famílias sobre as brincadeiras de ontem e de hoje;
·          Confeccionar alguns brinquedos que possam ser construídos pelas crianças, ex.: (peteca vai e vêm, pipas e outros);
·          Rodas sobre brincadeiras preferidas;
·          Listas de brincadeiras e brinquedos;
·          Propor para as crianças a criação a criação das regras das brincadeiras;
·          Textos e leituras variadas;

·          Atividades xerocopiadas e digitadas;
·          Músicas;
·          Diálogos e relatos;
·          Fazer exposição dos quadros de Portinari;
·          Construir gráficos de brincadeiras de brincadeiras preferidas;
·          Confeccionar um livro com as brincadeiras;
·          Outros.

Recursos

·          Cartolinas, papelão, emborrachados, papel madeira, papel oficio, cola, tesoura, fita adesiva, lápis de pintar, hidrocor, piloto, tinta guache, palito de churrasco, palito de picolé, papel ceda para confecção de pipas, revistas, folhetos de Supermercado, bambolê, gude, lata de leite ninho vazia, estilingue, bexiga, TNT, corda garrafas pet, corda, barbante, cola quente, linha de costura.

Avaliação
·          Este trabalho será avaliado durante todo o desenvolvimento do projeto, e no momento de culminância;
·          Observando o despertar do interesse e curiosidades dos alunos para as brincadeiras do ontem e do hoje, como forma de imaginação.
Bibliografia

·          WWW.novaescola.org.br
·          WWW.revistapatio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco. Deixe aqui seu comentário