DIMENSÃO:
03 – ENSINO APRENDIZAGEM
PRIORIDADE:
articular saberes necessários no processo de como o sujeito aprende e qual a
melhor maneira de ensinar.
META:
Promover a experiência que envolve ensinar e aprender
integrando os dois sujeitos que assumem simultaneamente os papéis de mestre e
aprendiz, sendo assim, por excelência, desafiando questões do passado e do futuro no momento presente.
O que fazer? - 3.4.1 – Elaborar
projetos mais voltados à leitura e escrita.
Projeto:
Brinquedos e brincadeiras
do ontem e do hoje
do ontem e do hoje
Relatório
Existem brincadeiras e
brinquedos que hoje conhecemos por passar de geração em geração. Possuem várias
origens e participaram de várias etapas do desenvolvimento do país. Hoje,
essas brincadeiras fazem parte da cultura do nosso povo e parte do folclore
brasileiro.
Os passatempos, simples em seu
feitio, mas bastante intensos e divertidos quando executados, ainda resistem ao
tempo em algumas comunidades e com certas crianças. Longe de toda esta
modernidade encontrada atualmente, o pé de lata e o pião ainda tem seu espaço,
mesmo que pequeno, na infância de algumas pessoas. Se divertir saudavelmente é
essencial para o desenvolvimento de qualquer ser humano. Correr, pular, rolar
na grama e subir nas árvores são fundamentais para as crianças gastarem a
energia que elas têm de sobra. Só assim, quando chegarem à idade adulta terão a
certeza de que passaram pela fase mais colorida e divertida da melhor maneira
possível.
Para
Conferir:
Escola Municipal Rômulo Galvão
Diretora: Maria Estelita de Souza
Professores (as): Carmelita, Edilúcia, Eliane Cardoso, Eliane Henrique, Eliane Rodrigues, Geane, Ivanete, Ivanilton, Joana, Marileide, Marizete, Nazione, Noraia, Policarpo,
Rosimeire, Salete, Soraia, Sorlange, Valéria, Vanúzia
e Vera Jatobá
Público Alvo: Alunos de 1º, 2º e 3º ano e 3ª e 4ª séries
Ensino Fundamental
Cronograma: Ano letivo de 2011
Diretora: Maria Estelita de Souza
Professores (as): Carmelita, Edilúcia, Eliane Cardoso, Eliane Henrique, Eliane Rodrigues, Geane, Ivanete, Ivanilton, Joana, Marileide, Marizete, Nazione, Noraia, Policarpo,
Rosimeire, Salete, Soraia, Sorlange, Valéria, Vanúzia
e Vera Jatobá
Público Alvo: Alunos de 1º, 2º e 3º ano e 3ª e 4ª séries
Ensino Fundamental
Cronograma: Ano letivo de 2011
Assistente Pedagógica: Nadja
Rodrigues de Souza
Auxiliar de Biblioteca: Maria
Elena
Duração: Durante a III Unidade
Duração: Durante a III Unidade
Projeto: Brinquedos e brincadeiras
do ontem e do hoje
do ontem e do hoje
Justificativas
·
Na sociedade atual, a maioria das crianças só
brinca de jogos eletrônicos, passa muito tempo em frente à televisão e do
computador.
·
As brincadeiras antigas que desenvolviam
habilidades motoras e o convívio e respeito pelo outro já quase não tem espaço.
As crianças nem mesmo reconhecem mais essas brincadeiras, acham bobas e inúteis
ultrapassadas.
·
Ficam horas em frente ao computador tentando mudar
de fase do jogo. Aprendendo quase sempre a atuar violentamente tal qual o jogo.
·
Sentem a necessidade e importância de praticar
jogos e brincadeiras com as crianças no âmbito escolar e principalmente do
pouco espaço físico que dispomos para realização de atividades físicas, jogos e
brincadeiras.
·
Optamos por resgatar um pouco da “inocência” e
simplicidade que as brincadeiras antigas podem nos proporcionar. Usando como
gancho principal para o trabalho pedagógico: leitura e escrita, produção de
gêneros textuais variados, entrevistas, cartazes e outros.
·
Por meio de a ludicidade criar um ambiente que
possa estimular o conhecimento, o comportamento coletivo, resgatar sua cultura
e habilidades motoras.
·
Visando principalmente orientar os alunos nas
praticas de leitura e produções orais e escritas, socialização e proporcionar
um diálogo compatível entre educando e educador.
Objetivos Gerais
·
Resgatar valores, socializar brincadeiras que eram
realizadas no passado, ampliar seu currículo de brincadeiras, conhecendo sua
cultura;
·
Incentivar as crianças a brincarem e jogarem nos
momentos de recreação.
Objetivos Específicos
·
Ampliar as possibilidades expressivas nas
brincadeiras, jogos e demais situações de interação;
·
Explorar e identificar elementos da música para se
expressar, interagir com outros;
·
Resgatar jogos, canções de roda e brincadeiras de
antigamente;
·
Elaborar brincadeiras, confeccionadas;
·
Criar novos combinados para as brincadeiras;
·
Pesquisar as brincadeiras de antigamente;
·
Reconhecer semelhanças e diferenças das
brincadeiras de hoje e antigamente;
·
Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem
do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
Conteúdos
·
Leitura e escrita;
·
Interpretação, reescrita textual;
·
Lista de brincadeiras;
·
Produções textuais;
·
Construções de regras;
·
Caça-palavras, cruzadinha;
·
Cantiga de roda, canções, danças de roda;
·
Confecções de material de brinquedos;
·
Entrevista;
·
Brincadeiras utilizadas pelos nossos avós e pais e
filhos;
·
Participações de jogos e brincadeiras;
·
Colagem;
·
Texto fatiado e lacunado;
·
Gráficos e tabelas.
Metodologia
·
Pesquisar junto às famílias sobre as brincadeiras
de ontem e de hoje;
·
Confeccionar alguns brinquedos que possam ser
construídos pelas crianças, ex.: (peteca vai e vêm, pipas e outros);
·
Rodas sobre brincadeiras preferidas;
·
Listas de brincadeiras e brinquedos;
·
Propor para as crianças a criação a criação das
regras das brincadeiras;
·
Textos e leituras variadas;
·
Atividades xerocopiadas e digitadas;
·
Músicas;
·
Diálogos e relatos;
·
Fazer exposição dos quadros de Portinari;
·
Construir gráficos de brincadeiras de brincadeiras
preferidas;
·
Confeccionar um livro com as brincadeiras;
·
Outros.
Recursos
·
Cartolinas, papelão, emborrachados, papel madeira,
papel oficio, cola, tesoura, fita adesiva, lápis de pintar, hidrocor, piloto,
tinta guache, palito de churrasco, palito de picolé, papel ceda para confecção
de pipas, revistas, folhetos de Supermercado, bambolê, gude, lata de leite
ninho vazia, estilingue, bexiga, TNT, corda garrafas pet, corda, barbante, cola
quente, linha de costura.
Avaliação
·
Este trabalho será avaliado durante todo o
desenvolvimento do projeto, e no momento de culminância;
·
Observando o despertar do interesse e
curiosidades dos alunos para as brincadeiras do ontem e do hoje, como forma de
imaginação.
Bibliografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe conosco. Deixe aqui seu comentário