DIMENSÃO: 03 – ENSINO APRENDIZAGEM
PRIORIDADE: articular saberes necessários no processo de como o sujeito aprende e qual a melhor maneira de ensinar.
META: Promover a experiência que envolve ensinar e aprender integrando os dois sujeitos que assumem simultaneamente os papéis de mestre e aprendiz, sendo assim, por excelência, desafiando questões do passado e do futuro no momento presente.
O que fazer? - 3.4.1 – Elaborar projetos mais voltados à leitura e escrita.
Projeto Reciclar é 10!
Escola Municipal Rômulo Galvão
Praça Jeovando Lopes,148
Umburanas Ba
Introdução
O geógrafo Milton Santos declarou, certa vez, que a difusão das novas formas de consumo é um dado fundamental para compreender e explicar as sociedades contemporâneas. A generalização do modelo de consumo das modernas coletividades industriais e urbanas trouxe como subproduto um par perverso: a intensa exploração dos recursos naturais em escala planetária e, na outra ponta, a produção de uma quantidade desmesurada de resíduos, muitos deles de baixo reaproveitamento.
A escola e a comunidade exercem papel fundamental na contribuição para a conservação e preservação do meio ambiente. Para isso, foi pensado o uso de múltiplas ações que visam melhorar a qualidade de vida dentro e fora da escola, orientando alunos, pais, funcionários e comunidade a fazer uso dos 3 Rs (redução, reutilização e reciclagem). Assim, no decorrer do
Projeto espera-se modificar de forma significativa o modo de pensar e as posturas individuais, familiares e coletivas para a construção de um mundo melhor.
Escola e comunidade produzem toneladas de lixo por ano. Com a implantação do Projeto objetivamos a redução, reutilização e reciclagem desse lixo, na proporção de 40%, no período de seis meses. A forma como nos relacionamos com o meio ambiente à nossa volta está diretamente ligada à qualidade de vida que nós temos. Dessa forma, é função da Escola usar intensamente o tema “meio ambiente”. Assim, de forma transversal através de ações reflexivas, práticas ou teóricas, para que o aluno possa aprender a amar e respeitar tudo que está a sua volta, incorporando dessa maneira, desde a mais tenra idade, a responsabilidade e respeito pela natureza.
Justificativa
O Projeto Pedagógico “Reciclar é 10” em sua metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao lixo produzido na escola, no bairro, na cidade e no país em que o aluno vive de forma que possa participar e estabelecer relações, interagir, transformar, re-elaborar e agir em seu meio e em outras realidades.
Partimos do pressuposto de que geralmente a criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, muitas vezes, é preciso desenvolver o respeito. Não adianta um aluno tirar nota dez nas provas e continuar atirando lixo nas ruas, desperdiçar água e energia elétrica, desmatar ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceber a extensão dessas ações ou por não se sentir responsável pelo mundo em que vive. Há a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia-a-dia, garantindo, assim, o futuro da humanidade. O projeto “Reciclagem: uma Alternativa Inteligente” faz-se necessário para colocar em prática no dia a dia dos alunos do Colégio Municipal Osvaldo Pereira a mudança de hábito tão danoso ao meio ambiente em relação à má utilização dos recursos naturais e descarte incorreto do lixo, através da compreensão e utilização dos 3 Rs[1]. Por essa razão, é de grande importância e interesse pedagógico a implantação desse projeto ambiental, pois, a partir da conscientização dos jovens para os problemas que envolvem o lixo produzido na escola, no bairro, na cidade e no país onde vivem, acreditamos que eles serão o melhor veículo multiplicador.
Objetivo Geral
Este estudo visa promover a mudança comportamental dos alunos do ensino fundamental I, Escola Municipal Rômulo Galvão com a formação de novos hábitos relacionados à utilização responsável dos recursos naturais e o descarte correto dos resíduos sólidos,
Objetivos Específicos
· Promover educação ambiental no ambiente escolar, de forma a auxiliar na formação de indivíduos multiplicadores para a comunidade;
· Despertar a consciência critica sobre as graves questões ambientais que envolvem o lixo produzido na escola e na cidade;
· Construir uma visão sistêmica sobre o problema do lixo desde sua produção, passando pela coleta e alcançando seu destino;
· Desenvolver uma visão local dos problemas ambientais relacionados à falta de reciclagem do lixo;
· Sensibilizar e conscientizar os alunos os quanto à importância da implantação dos 3Rs para a conservação e preservação do meio ambiente em que vivem;
· Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.
Muito bom esse projeto.
ResponderExcluir