quarta-feira, 4 de abril de 2012

Projeto Biografia


DIMENSÃO: 03 – ENSINO APRENDIZAGEM
PRIORIDADE: articular saberes necessários no processo de como o sujeito aprende e qual a melhor maneira de ensinar.
META: Promover a experiência que envolve ensinar e aprender integrando os dois sujeitos que assumem simultaneamente os papéis de mestre e aprendiz, sendo assim, por excelência, desafiando questões do passado e do futuro no momento presente.
 O que fazer? - 3.4.1 – Elaborar projetos mais voltados à leitura e escrita.
         
PROJETO BIOGRAFIA
             A biografia, na maioria das vezes, de pessoas públicas como políticos, cientistas, esportistas, escritores ou pessoas, que através de suas atividades deixaram uma importante contribuição para a sociedade. Quando o biografado (pessoa que está tendo a vida contada na biografia) é o próprio autor, chama-se autobiografia.
             A autobiografia é a biografia escrita pela pessoa de quem a biografia fala, geralmente resulta de quando o autor procede ao levantamento de sua própria existência. O gênero da autobiografia inclui manifestações literárias semelhantes entre si, como confissões, memórias e cartas, que revelam sentimentos íntimos e a experiência do autor. Na atualidade, quando se vive a chamada era biográfica em que o interesse na vida cotidiana das pessoas comuns bem como das famosas cresceu enormemente, muitas pessoas conhecidas do grande público (as ditas celebridades) que desejam atender a essa demanda na forma de autobiografia, mas não tem habilidade literária, utilizam-se de um profissional Ghostwriter (traduzindo literalmente, escritor fantasma) que escreve a biografia em tom autobiográfico de modo que a autoria para a ser alegadamente da pessoa biografada.
Diante da carência na formação do individuo e a necessidade do aluno em conhecer, compreender o significado e como uma pessoa pode ser biografada, foi desenvolvido o presente projeto.
Após a apresentação e debate dos professores sobre o projeto, foi trabalhado com os alunos sendo mostrada a biografia de vários autores para que através de informações os alunos pudessem compreender analisar e criar sua autobiografia.
O produto final, demonstrando a compreensão e aprendizado do alunado foi produzir um livro de autobiografia; um livro que reúna as autobiografias do grupo - incentivo. Os trabalhos foram apresentados e partilhados na culminância do projeto. Copia anexa, descreve com exatidão o desenvolvimento do mesmo.

 
 Período de 11 a 20 de Julho de 2011.






Para conferir:

Escola Municipal Rômulo Galvão
Professores (as): Carmelita, Edilúcia, Eliane Henrique, Eliane Rodrigues, Geane, Ivanete, Ivanilton, Joana, Marileide, Nazione, Rosimeire, Salete, Soraia, Valéria
 Público Alvo: Alunos de 1º ano a 4ª série
Cronograma: Ano letivo de 2011
                            Assistente Pedagógica: Nadja Rodrigues de Souza
                            Auxiliar de Biblioteca: Maria Elena Rodrigues dos Santos
                            

Projeto de Leitura


Justificativa
            As crianças vivem em constantes descobertas e precisamos estimulá-las neste processo. Portanto, precisamos intensificar nas nossas crianças o hábito da leitura de forma tal, que o mesmo venha a ser algo prazeroso em suas vidas.
            Para tanto, propomos o PROJETO BIOGRAFIA. Pretende-se com esse projeto, oportunizar os alunos momentos e situações enriquecendo uma base para reconhecer sua história de vida e a partir daí construir sua própria biografia, envolvendo o exercício da leitura com participação da família.

Objetivos
·         O objetivo deste projeto é criar um espaço de reflexão sobre as características da linguagem oral e escrita e promover situações de leitura grafia. Trabalhar com um destinatário real para produção escrita;
·         Promover situações leitoras e escritas de biografias e autobiografias, trabalhando para a produção escrita e construção de leitores ativos.
Conteúdos
·         Leitura e escrita;
·         Produção e interpretação de texto;
·         Reescrita de biografia;
·         Revisão biográfica;
·         Autobiografia.
Metodologia
·         Roda de conversa, apresentação do projeto, textos bibliográficas;
·         Linha do tempo;
·         Reconhecer a história de vida de cada aluno nome, história do nome. Quem escolheu o nome, a naturalidade onde nasceu, nome da cidade onde mora, quantidade da família, álbum da família, inclusão dos nomes das famílias, árvore genealógica, descendência familiar, origem do nome e família, caça - palavras, cruzadinha, confecção de cartazes;
·         Leitura e escrita;
·         Lista, ortografia;
·         Adição com quantidade de família;
·         Problemas com números de pessoas;
·         Espaço- casa, escola;
·         Confeccionar álbum da família.
Recursos
·         Livro de biografia e autobiografia;
·         Papéis;
·         Caneta;
·         Lápis;
·         Cartolinas;
·         Livros;
·         Outros.
Avaliação
·         Atividade em grupo, pesquisas, seminários, trabalhos individuais, desenhos e criatividade;
·         Avalia a pertinência dos textos produzidos pelas crianças em relação à sua função social, a sua forma, aos aspectos lingüísticos.
Culminância
·         Produzir um livro de autobiografia;
·         Um livro que reúna as autobiografias do grupo.





Um comentário:

Compartilhe conosco. Deixe aqui seu comentário