DIMENSÃO: 03 – ENSINO APRENDIZAGEM
PRIORIDADE: articular saberes necessários no processo de
como o sujeito aprende e qual a melhor maneira de ensinar.
META: Promover a
experiência que envolve ensinar e aprender integrando os dois sujeitos que
assumem simultaneamente os papéis de mestre e aprendiz, sendo assim, por
excelência, desafiando questões do
passado e do futuro no momento presente.
O que fazer?
- 3.4.1 – Elaborar projetos mais voltados à leitura e escrita.
PROJETO
BIOGRAFIA
A biografia, na
maioria das vezes, de pessoas públicas como políticos,
cientistas,
esportistas,
escritores
ou pessoas, que através de suas atividades deixaram uma importante contribuição
para a sociedade. Quando o biografado (pessoa que está tendo a vida contada na
biografia) é o próprio autor, chama-se autobiografia.
A autobiografia é a biografia
escrita pela pessoa de quem a biografia fala, geralmente resulta de quando o
autor procede ao levantamento de sua própria existência. O gênero da
autobiografia inclui manifestações literárias semelhantes entre si, como confissões,
memórias
e cartas,
que revelam sentimentos íntimos e a experiência do autor. Na atualidade, quando
se vive a chamada era biográfica em que o interesse na vida cotidiana
das pessoas comuns bem como das famosas cresceu enormemente, muitas pessoas
conhecidas do grande público (as ditas celebridades)
que desejam atender a essa demanda na forma de autobiografia, mas não tem
habilidade literária, utilizam-se de um profissional Ghostwriter
(traduzindo literalmente, escritor fantasma) que escreve a biografia em
tom autobiográfico de modo que a autoria para a ser alegadamente da pessoa biografada.
Diante
da carência na formação do individuo e a necessidade do aluno em conhecer,
compreender o significado e como uma pessoa pode ser biografada, foi
desenvolvido o presente projeto.
Após
a apresentação e debate dos professores sobre o projeto, foi trabalhado com os
alunos sendo mostrada a biografia de vários autores para que através de
informações os alunos pudessem compreender analisar e criar sua autobiografia.
O
produto final, demonstrando a compreensão e aprendizado do alunado foi produzir
um livro de autobiografia; um livro que reúna as autobiografias do grupo -
incentivo. Os trabalhos foram apresentados e partilhados na culminância do
projeto. Copia anexa, descreve com exatidão o desenvolvimento do mesmo.
Período de 11 a 20 de
Julho de 2011.
Para conferir:
Escola Municipal Rômulo Galvão
Professores (as): Carmelita, Edilúcia, Eliane Henrique, Eliane Rodrigues, Geane, Ivanete, Ivanilton, Joana, Marileide, Nazione, Rosimeire, Salete, Soraia, Valéria
Público Alvo: Alunos de 1º ano a 4ª série
Cronograma: Ano letivo de 2011
Assistente Pedagógica: Nadja Rodrigues de Souza
Professores (as): Carmelita, Edilúcia, Eliane Henrique, Eliane Rodrigues, Geane, Ivanete, Ivanilton, Joana, Marileide, Nazione, Rosimeire, Salete, Soraia, Valéria
Público Alvo: Alunos de 1º ano a 4ª série
Cronograma: Ano letivo de 2011
Assistente Pedagógica: Nadja Rodrigues de Souza
Auxiliar de
Biblioteca: Maria Elena Rodrigues dos Santos
Projeto
de Leitura
Justificativa
As crianças
vivem em constantes descobertas e precisamos estimulá-las neste processo.
Portanto, precisamos intensificar nas nossas crianças o hábito da leitura de
forma tal, que o mesmo venha a ser algo prazeroso em suas vidas.
Para tanto, propomos o PROJETO BIOGRAFIA. Pretende-se com esse projeto, oportunizar os alunos momentos e situações enriquecendo uma base para reconhecer sua história de vida e a partir daí construir sua própria biografia, envolvendo o exercício da leitura com participação da família.
Objetivos
Para tanto, propomos o PROJETO BIOGRAFIA. Pretende-se com esse projeto, oportunizar os alunos momentos e situações enriquecendo uma base para reconhecer sua história de vida e a partir daí construir sua própria biografia, envolvendo o exercício da leitura com participação da família.
Objetivos
·
O objetivo deste projeto é criar um
espaço de reflexão sobre as características da linguagem oral e escrita e
promover situações de leitura grafia. Trabalhar com um destinatário real para
produção escrita;
·
Promover situações leitoras e escritas
de biografias e autobiografias, trabalhando para a produção escrita e
construção de leitores ativos.
Conteúdos
·
Leitura e escrita;
·
Produção e interpretação de texto;
·
Reescrita de biografia;
·
Revisão biográfica;
·
Autobiografia.
Metodologia
·
Roda de conversa, apresentação do
projeto, textos bibliográficas;
·
Linha do tempo;
·
Reconhecer a história de vida de cada
aluno nome, história do nome. Quem escolheu o nome, a naturalidade onde nasceu,
nome da cidade onde mora, quantidade da família, álbum da família, inclusão dos
nomes das famílias, árvore genealógica, descendência familiar, origem do nome e
família, caça - palavras, cruzadinha, confecção de cartazes;
·
Leitura e escrita;
·
Lista, ortografia;
·
Adição com quantidade de família;
·
Problemas com números de pessoas;
·
Espaço- casa, escola;
·
Confeccionar álbum da família.
Recursos
·
Livro de biografia e autobiografia;
·
Papéis;
·
Caneta;
·
Lápis;
·
Cartolinas;
·
Livros;
·
Outros.
Avaliação
·
Atividade em grupo, pesquisas, seminários,
trabalhos individuais, desenhos e criatividade;
·
Avalia a pertinência dos textos
produzidos pelas crianças em relação à sua função social, a sua forma, aos
aspectos lingüísticos.
Culminância
·
Produzir um livro de autobiografia;
·
Um livro que reúna as autobiografias do
grupo.
Maravilhoso trabalho!
ResponderExcluirParabéns!!!!!!!!!!!!