terça-feira, 10 de abril de 2012

PROJETO VALORES

Escola Municipal Rômulo Galvão
Praça Jeovando Lopes de Almeida, 148
Umburanas - Bahia
CNPJ 01.929.492-0001-67
Fone:(74)3528-1310
Projeto
Valores Humanos na Escola
Período: 26/03 a 28/04/2012
Público Alvo:
Crianças do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Rômulo Galvão - Ano 2012.

JUSTIFICATIVA


Educar! Tarefa das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes.
Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.
A escola se tornaria vazia e ineficiente se  omitisse de resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.















OBJETIVOS

      Este projeto visa à valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade, levando à construção da cidadania e autonomia.
Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na sala de aula
Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras. Reconhecer que, desde bem pequeno, podemos desenvolver boa educação e boas maneiras.
Perceber a importância do outro na nossa vida, aceitar as diferenças, respeitar os colegas, desenvolver atitudes de solidariedade.
Melhorar a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que causam a indisciplina.
Estimular a participação dos alunos flutuantes; trabalhar questões problemáticas das classes (EX: mau comportamento; pontualidade; participação; material; Leitura; Realização do ‘Para casa’; Permanência na sala de aula) e outros.














1. "O aprendizado de valores: base para a formação do cidadão."
Sabedoria consiste em equilíbrio pessoal, em inteligência de nossas posturas e expressividades. Queremos preparar os nossos filhos para a vida. Para tanto, perguntamos: "Bastaria o conteúdo formal da escola?" “Resolveria para a transformação da sociedade, em que almejamos um mundo cada vez melhor”.
A escola é um espaço social privilegiado nas construções do conhecimento e ela precisa trabalhar com o conhecimento científico, histórico e humano. Não há como crescer no cognitivo se não houver a relação entre as pessoas, se não houver a necessidade ou um desafio, ou ainda, uma problematização a ser resolvida. E é na relação que os valores tornam-se relevantes.
Todo ser humano tem suas crenças e, com base nelas, seus pensamentos, sentimentos e atitudes. Se refletirmos o comportamento dos adolescentes, por exemplo, veremos que muitas de suas preocupações pautam-se no como o grupo vai perceber ou receber essa ou aquela determinada atitude. Se o fato do adolescente vestir uma blusa na cor verde limão implicar em não aprovação do grupo, ele não a vestirá. Para que esse adolescente possa ter autonomia, ou seja, discernir o certo do errado, o que vai "pesar" serão os valores que ele construiu até então.
Desde a Educação Infantil, os verdadeiros valores precisam ser abordados. Não no sentido da imposição, mas no da construção! É do zero aos sete anos que a personalidade das pessoas se estrutura. Nessa fase, a criança recebe toda uma bagagem e depois ela já começa a interiorizar o que quer ou não quer para si. O que o ser humano recebe de significativo nessa faixa etária ele levará para a vida toda! Toda pessoa está em processo de constante aprendizagem, porém, ela será um ser privilegiado e mais seguro se a bagagem de conhecimento for de soma, ano a ano, em sua existência.
Trabalhar valores é algo que não é visível e imediato. Ninguém viu um átomo, assim como ninguém viu a alma e, no entanto, as grandes energias estão presentes; às vezes nas menores partículas. Os valores se constroem no convívio com o outro, nas ações do dia-a-dia, e, nós, Educadores, precisamos, além de dedicar a atenção a determinados valores no momento e na hora certa, assumir esse compromisso com o coração e com a ação. É fundamental planejarmos atividades específicas para refletir junto aos alunos sobre o comportamento humano, sem apontar o defeito do outro, e oportunizarmos que cada um se "olhe" e se expresse, trazendo exemplos de situações vividas para uma discussão. Isso é agir em prol do bem comum, é papel que cabe a cada um de nós. Esse diferencial do Positivo na formação do cidadão é comprometimento com o social. Temos de fazer valer cada gesto e palavra nossa, lembrando que todos somos Educadores (o professor, o zelador, o pai, o amigo...).
Quando estamos abertos para receber o outro, a vida é uma novidade vibrante! Nunca podemos ter tanto orgulho de nossa força ao ponto de pensarmos não precisar daquele que está ao nosso lado. Partilhar pensamentos, sentimentos, conhecimentos e atitudes, esse é o nosso lema! Tanto nas reuniões com todos os Pais da turma, como nos encontros individuais com as famílias, os valores precisam ser refletidos.
1.1-         Entendendo que o agente principal da escola é o aluno, deverá:
Intensificar o trabalho de "valores", consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam cidadãos mais felizes e o fortalecimento da autonomia dos homens.
1.2-         Questões relevantes:
· O que é a amizade?
· Amizade é o mesmo que amor?
· O que é um amigo de verdade?
· Qual a importância de um amigo?
· O que é o medo?
· Que coisas nos fazem felizes?
· Por que ficamos tristes?
· O que nos deixa com raiva?
· Como não falar a um amigo?
· Como falar a um amigo?
E inúmeras outras do mesmo tipo, levantadas pelas próprias crianças.
1.3-          Desenvolver as competências:
· Afetividade
· Autoestima
· Otimismo
· Controle dos impulsos
· Empatia – Compreensão do outro
· Prestatividade e solidariedade
· Sinceridade
· Empatia no ouvir
· Comunicação Interpessoal
· Pensamento dirigido
· Autoconhecimento
· Administração das Emoções
Para que tenhamos a possibilidade de refletir sentimentos e comportamentos humanos, de um modo mais profundo, mapeamos o cronograma que segue abaixo. Contudo, o cronograma é bastante flexível, pois construir cada "valor" em nosso interior é um "ir e vir" constante de reflexões sobre a vida, sobre a nossa vida!


CRONOGRAMA:
Temática
Período
Convivência e Regras
26 a 2 8 de março
Solidariedade, Dedicação, Cooperação.
29/03 a 04 de abril
Justiça, Verdade, Liberdade, Honestidade.
09 a 15 de abril
Amizade, Amor, Afeto, União, Paz.
16 a 20 de abril
Alegria, Partilha e Companheirismo
23 a 27 de abril (28 sábado letivo- Culminância)

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
· Pesquisa sobre os temas abordados
· Debate, filmes
· Cartazes, painéis
· Recorte de reportagens
· Dinâmicas e vivências
· Poesias, textos informativos.
· leitura, mensagens.
· Revisão dos combinados da sala de aula.
· Produção de texto e ilustração
. Correio elegante, etc.










AVALIAÇÃO
A forma de avaliação será desenvolvida através da comparação de relatórios organizados por todos os elementos da equipe docente avaliando as atitudes dos alunos em sala de aula e no pátio da escola, antes e depois da realização de cada temática, enfatizando a eventual permanência, após seis meses ou mais, de valores eventualmente assumidos.
Sugestões de Critérios quantitativos para serem avaliados:
Considerando a ideia de valor quantitativo e a necessidade de acompanhar criteriosamente o cumprimento de algumas responsabilidades dos alunos a serem trabalhados. O professor deverá estar atento aos melhores momentos para tratar e promover critérios como: pontualidade; participação; comportamento; material; leitura; realização do ‘para casa’; permanência na sala de aula.
















 FONTES DE REFERÊNCIA
· ANTUNES, Celso – Alfabetização Emocional. Petrópolis. Editora Vozes. 7ª edição. 1999
ANTUNES, Celso – Fascículo 6 da Coleção Na Sala de Aula / A Alfabetização Moral em Sala de Aula e em Casa, do Nascimento aos Doze anos. Petrópolis. Editora Vozes. 2ª Edição. 2002
· ANTUNES, Celso – Fascículo 7 da Coleção Na Sala de Aula / Um Método para o Ensino Fundamental: o Projeto. Petrópolis. Editora Vozes. 2ª Edição. 2002
· ANTUNES, Celso – A Construção do Afeto. São Paulo. Augustus Editora. 4ª edição. 2001
· ANTUNES, Celso – Fascículo 3 da Coleção Na Sala de Aula / Como Desenvolver Conteúdos Explorando as Inteligências Múltiplas. Petrópolis. Editora Vozes. 2ª Edição. 2002
· LeDOUX, Joseph – O Cérebro Emocional. São Paulo. Editora Objetiva. 1998
· RESTREPO, Luis Carlos – O Direito à Ternura. Petrópolis. Editora Vozes. 2ª edição. 1998

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