terça-feira, 3 de abril de 2012

Ações de 2011 (Projeto Leitura de Graça é Quarta na Praça)

 
DIMENSÃO: 03 – ENSINO APRENDIZAGEM
PRIORIDADE: articular saberes necessários no processo de como o sujeito aprende e qual a melhor maneira de ensinar.
META: Promover a experiência que envolve ensinar e aprender integrando os dois sujeitos que assumem simultaneamente os papéis de mestre e aprendiz, sendo assim, por excelência, desafiando questões do passado e do futuro no momento presente.
 O que fazer? - 3.4.1 – Elaborar projetos mais voltados à leitura e escrita.

Projeto: Litura de Graça... é Quarta na Praça
Relatório
                O projeto foi apresentado aos professores e os mesmos trabalharam com seus alunos diversas tipologias de texto, assim cada sala e serie, confeccionou um livro para expor na praça, no dia da culminância.
               A proposta deste trabalho foi ajudar os alunos na dificuldade de leitura e escrita e proporcionar o encontro com a leitura entre alunos, pais, comunidade escolar e público em geral em um ambiente fora da escola, mas, real e atraente que ofereça o acolhimento  da mesma incentivando a outros o hábito de ler.
              Este projeto contemplou vários temas: família , maio ambiente, higiene e saúde, escola, alimentação, violência, preconceito, ética e cidadania, entre outros.
                A culminância do projeto foi divulgado no carro se som, enviado convites antecipadamente ás escolas vizinhas, órgãos públicos, comercio e comunidade local.
                Ao final do evento foi sorteadas “cestas básicas” para os leitores, por meio da distribuição de senhas numéricas.




Umburanas –Ba, 08 de junho de 2011.





Para conferir:

Escola Municipal Rômulo Galvão
Praça Jeovando Lopes,148
Umburanas Ba          




Projeto: Litura de Graça... é Quarta na Praça
Apresentação:
  Diante da perspectiva de estratégia de leitura e escrita, formar leitores e escritores tem sido nos últimos anos o foco principal  na área da educação e,acreditando que a escola é o veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também no processo de construção do conhecimento,elaboramos este projeto que provém da demanda encontrada na realidade de nossa escola,mais especificamente em sala de aula,que é despertar no aluno o prazer de ler.
Justificativa:
Considerando que os alunos da Escola M. Rômulo Galvão, apresentam sérias dificuldades na leitura e escrita ( indicador   presente  no PDE e no PPP da escola por ser considerado uma situação bastante preocupante),resolvemos trabalhar com os diversos gêneros textuais,explorando principalmente,o que diz respeito a oralidade,visto que a maioria de nossa clientela não consegue realiza – la adequadamente.Surgiu então,a idéia e a necessidade de proporcionar aos alunos,pais e comunidade em geral o acesso a leitura de diferentes obras dos mais  importantes autores da nossa Literatura Brasileira,bem como as obras reescritas e ressignificadas pelos nossos alunos.
A prática de levar os educando  para ler e ouvir diferentes tipos de textos, já existe dentro do ambiente escolar,por esta razão,resolvemos leva-los até  a praça da cidade para desenvolver o Projeto:”Leitura de Graça...É Quarta na Praça”,com o intuito de oferecer a todos os envolvidos,um momento de leitura prazerosa e diferenciada,para tanto,esperamos contar  com a parceria do comércio local( visto que a parceria também faz parte das estratégias que compõem o PPP e PDE da escola), na doação de prêmios e/ou alimentos  para cestas básicas com o objetivo de incentivar a realização deste e de outros projetos dessa natureza,pois sabemos que a premiação é um incentivo chave para levantar a auto-estima e garantir o envolvimento total dos participantes.Porém, vale ressaltar que a parceria proposta pelo PPP e PDE não se restringe apenas a uma ajuda direta, como  neste caso, mas a uma parceria mais consistente,com o intuito de dividir responsabilidades e contribuir de fato com a qualidade da educação.
  Objetivo geral:
v    Habilitar a comunidade  escolar a refletir sobre a importância da prática leitora,valorizando a mesma como um instrumento de informação e transformação social;
v    Construção de escritores competentes.
Objetivos específicos:
v    Incentivar os alunos a produzirem suas obras literárias;
v    Proporcionar atividades de leitura e escrita diferenciadas;
v    Elaborar estratégias para execução do projeto;
v    Construir critérios com os professores para avaliação do projeto;
v    Elaborar juntamente com os professores, uma ficha  de acompanhamento    para avaliação do projeto;
v    Incentivar o gosto pela leitura através de histórias contadas;
v    Estimular e desenvolver a oralidade;
v    Desenvolver a prática da escrita através da reescrita e produção de textos
v    Levantar as possibilidades de premiação para alunos e professores.
Conteúdos a serem contemplados:
v    Família;
v    Meio ambiente;
v    Higiene e saúde;
v    Escola;
v    Alimentação;
v    Violência;
v    Preconceito;
v    Ética e cidadania etc.

Metodologia e Atividades:
1-Divulgação do projeto:
Inicialmente o projeto será apresentado aos professores para apreciação, análise, inserção de idéias e sugestões. Logo após, será divulgado para os alunos  e todos os segmentos da escola.Em seguida será elaborado um anúncio para que seja divulgado para a comunidade em geral através de um carro de som.
Reuniões para discutir e definir metodologias:
Atividades de leitura, escrita e produção durante as reuniões de ACs serão apresentados sugestões de leitura,escrita e produções,embasados nas mais variadas obras de escritores brasileiros,com o objetivo de incentivar nossos alunos a produzirem  suas próprias obras literárias.
Recursos Humanos:
Professores, alunos, pais, comunidade, equipe de apoio escolar, coordenador, direção escolar.
Recursos Didáticos:
Papel ofício, cola tesoura, grampeador, livros de recorte, revistas, livro didático, DVD,imagens,CD,data show,textos diversos e outros.
Recursos Financeiros:
Valor estimado para premiações: 150,00
Clientela atendida:
Alunos de 1º ano á 4ª série
Comunidade local
Data Prevista para a realização do Projeto:  08/06/2011
Duração: Das 9:00 ás 11:00 e das 14:00 ás16:00
Culminância:
v    Exposição das produções dos alunos
v     Leitura de vários gêneros textuais,
v    Participação dos pais e comunidade
v    , Participação de docentes e discentes de escolas convidadas;
v    Sorteio de cestas básicas.


Monitoramento e Avaliação:
v    Os professores receberão suporte da equipe escolar Para garantir que as atividades de leitura, escrita e produções sejam realizadas dentro e fora da sala de aula.
     A avaliação, por sua vez, obedecerá:
v    Ficha de acompanhamento, do material produzido pelo alunos e professores durante a execução do projeto;
v    A equipe de apoio será orientada quanto aos critérios de avaliação do projeto;
v    Relato verbal dos pais e visitantes durante a execução do projeto (culminância);
v    Participação dos alunos e professores em todas as etapas do projeto;
v    Participação dos visitantes (leitura dos livros expostos)para garantir pontos para equipe.
v    Realização da leitura feita pelo aluno (para a comunidade) para garantir pontos para a equipe;
v    Organização, responsabilidade e criatividade de cada equipe; Interação do grupo com a comunidade.

Resultado esperado:
v    Credibilidade e aceitabilidade por parte da comunidade local, professores e alunos para a efetivação do projeto;
v    Envolvimento da comunidade na execução do projeto;
v    Conhecimento sistemático através da construção das obras literárias;
v    Permitir que alunos e pais pudessem conhecer e analisar diferentes obras da literatura brasileira, bem como seus autores;
v    Que a proposta do projeto seja de fato uma linha de acesso para a construção do conhecimento significativo, dando – nos sentido como sujeitos conscientes, críticos e aptos a fazermos a leitura do nosso mundo, da nossa realidade.

Referências:        
REVISTA DO PROFESSOR. Rio Pardo: CPOEC. N. 1, 1985. Pag. 46/47.
- Trimestral 1. Educação
- Periódicos 2. Brasil. I. Título, ISSN 1518-1839.
 BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. 1ª a 4ª Séries Brasília, 1997.
SÃO PAULO, (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Centro de Apoio Pedagógico Especializado. Adaptação de Acesso ao Currículo: Módulos II e II São Paulo, 2007.
WEISZ, Telma. O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem. São Paulo: África, 2000.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco. Deixe aqui seu comentário