terça-feira, 3 de abril de 2012

Ações Realizadas em 2011 (PDE)


Escola Municipal Rômulo Galvão
Praça Jeovando Lopes de Almeida, 148
Umburanas – Bahia
CNPJ 01.929.492--67
Fone: (74) 3528-13100001

AÇÕES DO PDE
2011

















Para Conferir:

DIMENSÃO: 01 - AMBIENTE EDUCATIVO
PRIORIDADE: Levar o conhecimento a todos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
META: Conhecer os direitos e deveres contidos no ECA.
Dimensão 01
Indicador
Problemas
O que fazer ?
Responsáveis
Prazo
Ambiente educativo
1.1 - Apresentar o Estatuto da Criança e do Adolescente pela comunidade escolar interna e externa
 Falta de conhecimento sobre O Estatuto da Criança e do Adolescente pela comunidade escolar interna e externa
Promover uma reunião com pais e comunidade com palestra sobre o ECA.
Direção e coordenação pedagógica








Período da I Unidade (Março)



Elaborar slides e material de apoio para palestra.
 Conselho tutelar e Assistente pedagógica



Elaboração de murais com informações sobre o ECA.

Assistente pedagógica



Exposição dos murais na escola com acesso a todos

Assistente pedagógica



Apresentar vídeo infantil sobre o ECA para os alunos

Professores
Ambiente educativo
1.2- Acabar com qualquer tipo de discriminação existente entre os alunos na escola.
Discriminação por parte dos alunos
Apresentar um vídeo aos alunos mostrando as diferenças sociais, raciais e físicas entre as pessoas e a importância de respeitá-las.

Assistente pedagógica e professores





1ª semana de aula



Elaboração de atividades em sala de aula que promovam a interação entre os alunos.

Professores
DIMENSÃO: 02 – PRÁTICA PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO
PRIORIDADE: Usar o PPP como reflexo da educação que ele valoriza.
META: Conhecer o Projeto Político Pedagógico
Dimensão 02
Indicador
Problemas
O que fazer ?
Responsáveis
Prazo
2- Prática Pedagógica e Avaliação.

2.1 – O Projeto político Pedagógico não é do conhecimento da comunidade interna e externa.
2.1.1 – Promover reunião com toda comunidade escolar (interno e externo) para apresentação do PPP.
Direção Escolar



2.2 – Os professores nem sempre utilizam os recursos pedagógicos
2.2.1 – Ensinar os professores a utilizar os recursos pedagógicos.
Assistente Pedagógico

DIMENSÃO: 03 – ENSINO APRENDIZAGEM
PRIORIDADE: Articular saberes necessários no processo de como o sujeito aprende e qual a melhor maneira de ensinar.
META: Promover a experiência que envolve ensinar e aprender integrando os dois sujeitos que assumem simultaneamente os papéis de mestre e aprendiz, sendo assim, por excelência, desafiando questões do passado e do futuro no momento presente.
Dimensão 03
Indicador
Problemas
O que fazer ?
Responsáveis
Prazo
3- Ensino e Aprendizagem

3.1 – Nem sempre os pais comparecem as reuniões realizadas pela escola
3.1.1 – Criar oficinas para atrair a presença dos pais na escola.
Secretaria de educação, assistentes pedagógicos, direção escolar e professores.



3.2 Nem sempre os alunos do 2º e 3º ano/série garantem o domínio básico da leitura e da escrita.
3.2.1 – reformular o planejamento e metodologias de ensino.
Assistente pedagógico e professores
No decorrer do ano letivo


3.3 – Desmotivação dos alunos
3.3.1 – Utilizar métodos de ensino dinâmicos em sala de aula
Assistente pedagógico e professor
Durante todo o ano letivo


3.4 – Nem sempre os alunos participam de projeto ou atividades que possam conhecer diferentes tipos de textos e linguagens
3.4.1 – Elaborar projetos mais voltados à leitura e escrita.
Assistente Pedagógico e professores.
Durante todo ano letivo


3.5 – Falta de capacitação para a bibliotecária
3.5.1 – Promover cursos de capacitação para bibliotecária que incentivem seu desempenho na escola.
Secretaria de educação



3.6 – Nem sempre os professores planejam e executam ações para auxiliar os alunos que apresentam dificuldade na leitura e escrita.
3.6.1 – Rever o planejamento e voltar às metodologias para leitura e escrita.
Assistente pedagógico e professores.
Durante todo ano letivo



DIMENSÃO: 04 – GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
PRIORIDADE: Definir as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educação.
META: Enfatizar a democracia na escola vinculada à percepção de democratização da sociedade.
Dimensão 04
Indicador
Problemas
O que fazer ?
Responsáveis
Prazo
4- Gestão escolar democrática

4.1 – Prestação de contas orçamentais não conhecida por toda comunidade
4.1.1 – Expor em murais o orçamento da escola em acesso livre à comunidade escolar
Direção escolar



4.2 – Inexistência do Conselho escolar

4.2.2 – Criar a comissão para organizar juntamente com a direção da escola as eleições para a formação do conselho escolar.
-Representante dos Conselhos Escolares do Município
-Direção escolar e
-Comissão formada.
No decorrer do ano letivo
DIMENSÃO: 05 – FORMAÇÃO E CONDIÇÃO DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA
PRIORIDADE: Melhoria das condições de trabalho do profissional da educação, propiciando aos mesmos recursos materiais e humanos para desenvolver sua ação educativa;
META: cursos de capacitações a todos os professores que estão em atuação em sala de aula.    
Dimensão 05
Indicador
Problemas
O que fazer ?
Responsáveis
Prazo
5- Formação e condições de trabalho dos profissionais da escolar

5.1 – A Secretaria nem sempre oferece cursos de formação pra professores e demais funcionários da escola
5.1.1 – Oferecer cursos de capacitações a todos os professores que estão em atuação em sala de aula.
Secretaria de Educação



5.2 – Professores e demais funcionários da escola não participam .
5.2.1 – Oferecer cursos especiais para professores e demais funcionários da escola
Secretaria de educação



5.3 – A escola nem sempre dispõe de profissionais como psicólogos e outros para orientar os alunos especiais.
5.3.1 Dispor de profissionais como psicólogos que estejam presentes na escola atendendo as necessidades dos alunos
Secretaria de Educação

DIMENSÃO: 06 – AMBIENTE FÍSICO ESCOLAR
PRIORIDADE: oferecer um lugar acolhedor e prazeroso para a criança, isto é, um lugar onde as crianças possam brincar criar e recriar suas brincadeiras sentindo-se assim estimuladas e independentes.
 META: Adaptar a escola para o bom uso dos alunos e comunidade escolar.
Dimensão 06
Indicador
Problemas
O que fazer ?
Responsáveis
Prazo
6- Ambiente físico escolar

6.1 – Falta de acesso aos computadores pelos alunos e professores
6.1.1 – Construção de laboratório de informática
Secretaria de Educação



6.2 – Condições precárias dos banheiros.
6.2.1 – Construção de banheiros com boas condições e adaptados aos alunos com deficiência.
Secretaria de educação



6.3 – Inexistência de mesas para professores
6.3.1 – Dispor de mesas suficientes a todos os professores
Secretaria de Educação



6.4 – Insuficiência do espaço para o lazer.
6.4.1 – Construir uma área de lazer com espaço suficiente para a prática de esporte.
Secretaria de educação



6.5 – Inexistência de vias para pessoas deficientes
6.5.1 – Adaptar a escola para recebimento de alunos portadores de deficiências
Secretaria de educação



6.6 – Nem todos os alunos possuem material escolar básicos.
6.6.1 – Dispor de material escolar suficientes para atender a demanda dos alunos
Secretaria de educação



6.7 – Insuficiência de bebedouros.
6.7.1 – disponibilizar bebedouros para professores e alunos.
Secretaria de educação


DIMENSÃO: 07 – ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA ESCOLA
PRIORIDADE: Igualdade de acesso e permanência à escola
META: Incentivar os alunos na volta às aulas.
Dimensão 07
Indicador
Problemas
O que fazer ?
Responsáveis
Prazo
7- Acesso e permanência dos alunos na escola

7.1 – Alto índice de evasão e abandono dos alunos da Educação de Jovens e Adultos
7.1.1 – Formação de uma comissão para visitas nas casas dos alunos para incentivar na volta às aulas.
Assistente Pedagógica da EJA e Professores da EJA.


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